Contribuir para a difusão, a produção e a aplicação de conhecimentos sobre o complexo e polêmico universo dos patrimônios culturais e naturais e de sua conservação é a principal motivação deste portal, voltado a todas as pessoas interessadas e, particularmente, a estudantes de graduação e de pós-graduação de todos os campos de conhecimento envolvidos.
Este portal é fruto de um projeto de pesquisa homônimo, em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais desde o ano de 2022, sob a nossa coordenação. Ele é lastreado por nossas mais de três décadas de dedicação à conservação de patrimônios culturais e naturais e, em especial, à sua preservação e uso sustentável. Isto tem se dado por meio da atuação em universidades no Brasil e no exterior, bem como da atuação junto a organizações governamentais e não governamentais voltadas à conservação de bens mundiais, nacionais, estaduais e municipais.
A estruturação dos conteúdos do portal tem como uma de suas principais referências as categorizações de objetos, ações e produções mais praticadas por essas universidades e organizações conservacionistas. Isso se traduz, entre outros efeitos, na forma como os conteúdos do portal são conceituados, selecionados, agrupados, hierarquizados e intitulados.
Todavia, deve-se destacar que as muitas categorias e subcategorias presentes neste portal não devem ser entendidas como autônomas ou estanques. Ao contrário, elas têm entre si estreitas relações de interdependência ou indissociabilidade, assim como têm tanto a cultura e a natureza quanto a produção do espaço e a reprodução social – e, por decorrência, assim como têm tanto os patrimônios culturais e os naturais quanto os patrimônios materiais e os imateriais.
A propósito de entendimentos teóricos e empíricos sobre patrimônios e sua conservação, o portal se fundamenta em um conjunto de entendimentos que preconizamos ser basilar em nossa contemporaneidade e cuja adoção, no todo ou em parte, tem se dado na concepção de um número crescente de políticas, planos, programas e projetos. Uma síntese desse conjunto é apresentada na página Patrimônios e Conservação: Alguns Entendimentos Contemporâneos, neste portal.
Por fim, devemos destacar que o portal é, também, uma homenagem às pessoas extraordinárias com quem temos compartilhado percursos no magistério superior, em organizações governamentais e não governamentais dedicadas à conservação, em comunidades guardiãs, e em ações cidadãs por um futuro no qual seja fato o direito à vida, à liberdade e à igualdade. Ademais, cabe-nos reconhecer que a existência do portal não seria possível sem as valiosas contribuições, diretas ou indiretas, proporcionadas pelas organizações e pessoas listadas na página Agradecimentos. A todas, a nossa eterna gratidão!
Prof. Frederico de Paula Tofani, Dr.
Escola de Arquitetura da UFMG
Coordenador do Portal
Frederico de Paula Tofani é Arquiteto e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Rural, Doutor em Geografia, Professor da Escola de Arquitetura da UFMG e fotógrafo. Dedica-se à conservação do patrimônio cultural e natural, com ênfases na identificação e documentação de bens patrimoniais, na sua preservação e uso sustentável e na elaboração de projetos e obras em paisagens culturais, sítios urbanos tombados, bens arquitetônicos, sítios arqueológicos, lugares de práticas culturais coletivas e unidades de conservação da natureza. Isso tem se dado por meio de diversas atividades de pesquisa, de extensão e de ensino de graduação e pós-graduação, assim como da atuação como conselheiro, comissário, consultor e coordenador de projetos de organizações internacionais, nacionais, estaduais e municipais.
Escola de Arquitetura da UFMG | Belo Horizonte, MG | Brasil
fptofani@ufmg.br | www.arquitetura.ufmg.br
Frederico de Paula Tofani é, também, observador de nuvens e ventos, marinheiro e mergulhador, andarilho e mateiro, mecânico e guardião de Jeeps antigos, jardineiro e consertador de coisas de casa, pizzaiolo e cervejeiro, genealogista diletante, estudioso da alma humana e contador de histórias. Dedica-se, sobretudo, à sua família, aos seus amigos e aos seus cinco beagles. Tem interesse em se dedicar cada vez mais à fotografia e em produzir cervejas artesanais e mel de abelhas. Quer viver muito, pois sabe que tem muito a aprender. Tem horror a todas as formas de violência humana e, apesar dos pesares, continua a acreditar que ainda não somos um caso perdido. Acredita em todos os deuses e que eles são um só. Acredita em Guimarães Rosa, em Riobaldo e que "sertão: é dentro da gente".
Piedade do Paraopeba | Brumadinho, MG | Brasil fptofani@patrimonios.org | www.patrimonios.org